Capítulo 1 - Polvos Organizadores

Hubbard, o Gato, estava sentado em cima de uma cerca. Ontem ele disse para todo mundo que ia dar uma aula, então hoje, na hora marcada, as crianças se reuniram em volta dele e esperaram que ele começasse.

- Nós vamos falar de matemática – disse Hubbard.

- Ah, matemática é complicado e esquisito – disse uma das crianças, Mingus - É tudo um monte de números!

- Mas os números não são apenas números – disse Hubbard – Nós os usamos para lidar com as coisas que vemos, com as coisas que pensamos.

- O que você quer dizer? – perguntou uma das meninas, Mandy.

- Bem, para começar, devemos definir em que estamos pensando – respondeu Hubbard – Deixa eu fazer uma pergunta: quantas coisas você vê ao seu redor?

As crianças olharam em volta, mas perceberam que não podiam simplesmente contar “tudo”.

- Você tem que nos dizer o que você considera uma “coisa” – percebeu Constance – Uma camiseta é uma coisa, mas talvez as listras nas camisetas também sejam coisas.

Mervin acrescentou:

- Cada folha de grama é uma coisa? Cada pedaço de madeira da cerca é uma coisa? Mas então, a cerca em si é uma coisa? O gramado é uma coisa?

- Até o espaço vazio entre duas coisas pode ser algo a contar, se decidirmos – disse Hubbard.

- Então é impossível! – reclamaram as crianças.

- É por isso que devemos definir o que procuramos, antes de começarmos a trabalhar com números! – explicou Hubbard – Devemos organizar as coisas na nossa cabeça, de acordo com conjuntos!

- O que você quer dizer? – perguntou Mandy.

- Deixa eu contar uma história – disse Hubbard.

A História:

Dona Flora tem muitas roupas e gosta de organizá-las. Às vezes ela quer separá-las por tipo – camisas, shorts, saias ou blusas – às vezes ela quer separá-las por cores, ou pela estampa, os desenhos na roupa.

Ela treinou alguns polvos para separar as roupas para ela. Ela diz para um deles coisas como “pegue todas as roupas azuis”, ou “pegue todas as saias”, ou “pegue todas as que têm flores”, e ele separa as roupas conforme solicitado, e recebe como recompensa um peixinho.

Ela treinou mais de um polvo para poder dar um descanso a eles – está sempre organizando as coisas e não quer sobrecarregar os animais com muito trabalho – mas hoje seu assistente, Donny, cometeu um erro. Ele trouxe todos os polvos para o quarto de uma vez.

Ela não pode levar os polvos de volta para suas piscinas sem lhes dar uma tarefa e uma recompensa, pois eles ficariam muito chateados. Mas se ela der ordens e dois deles tentarem pegar a mesma peça de roupa, eles vão brigar.

Mas há uma saída para isso. Lembre-se: cada polvo só escolherá as roupas que estiverem nas mesas ao seu redor. Portanto, devemos encontrar uma maneira de dar ordens a eles de uma forma que não entre em conflito com as ordens dos outros, e eles não acabem tentando pegar as mesmas roupas.

Ajude a Dona Flora: diga a cada polvo que tipo de roupa ele deve procurar nas mesas adjacentes, de forma que dois deles nunca escolham a mesma. Coloque o pedido na caixa do polvo e conecte-o com as roupas correspondentes ao seu redor. Mais uma coisa: a dona Flora não quer que fique nenhuma roupa na mesa depois da tarefa dos polvos.

Agora vá! Use o mouse para arrastar o pedido até o polvo correspondente e desenhar as conexões!